domingo, 29 de julho de 2012

Trechos do livro "Maria: a maior educadora que já existiu!!!", de Augusto Cury

Viver num ambiente sem estresse não estimula a inteligência; viver com excesso de estresse, bloqueia a inteligência. A sabedoria é o meio-termo.

> Pág.: 29

Quem não sabe agradecer é servo da insatisfação.

Quem não sabe agri é escravo da passividade.

Aceite, sem se tormentar, os fatos que não dependem de você, mas aja com intrepidez com relação aos que dependem. Não espere que alguém venha socorrê-lo. O preço da omissão é tão caro quanto o do erro.

Os fracos se acham desafortunados e gastam energia para reclamar; os fortes concentram sua energia para corrigir rotas, refazer caminhos.

O sábio valoriza o que tem; o estulto valoriza o que lhe falta.

Pág.: 43

A intuição é a capacidade de ver sob vários ângulos um mesmo fenomeno. Através da intuição podemos enxergar o invisível, entender mecanismos e prever situações.
  
Amar o próximo como a si mesmo é um apelo fundamental à saúde psíquica: quem não ama a si mesmo não tem saúde emocional, quem não ama o próximo não tem saúde social.

Felizes os que procuram vidas dilaceradas, corações partidos, almas feridas para, de algum modo, aliviá-los. O prazer de contribuir com o outro é um dos mais finos paladares da existência.

Pág.: 73

Muitos querem ter uma espiritualidade obediente, Maria tinha sonhos mais altos, queria uma espiritualidade inteligente.

Jesus foi provavelmente o primeiro ser humano sem fronteiras, um ser humano universal, que abraçou os diferentes, correu riscos por pessoas que viviam à margem na sociedade. Ele se apaixonou dramaticamente pela humanidade.

Pág.: 92

Doar-se sem esperar retorno é uma fonte de tranquilidade. Doar-se esperando retorno é uma fonte de decepção.

Quem entende que por trás das pessoas agressivas, mal resolvidas, ríspidas, há uma pessoa machucada pela vida, enxerga o invisível e protege-se contra o visível.

Pág.: 123

Uma pessoa é tanto mais psicamente saudável e rica quanto mais faz do pouco. E tanto mais pobre e infeliz quanto mais precisa de muito para sentir pouco. 

Pág.: 137

Os projetos de vida não nos tornam heróis, mas nos dão condições para sobreviver quando não há chão para caminhar e um ombro para nos apoiar. 

Pág.: 149

Toda escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ser. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver. 

Pág.: 150

O que fazer? Defender que estou sempre certo? Isso é uma neurose educacional. 

O Mestre dos Mestres discursava sobre uma matemática incomum: quem divide, aumenta. Só quem tem o prazer de dividir o que tem de melhor consegue somar.

Pág.: 68

Jesus certa vez disse: "Felizes os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus." Não disse que os filhos de Deus são os que fazem orações o dia todo, os que têm atitudes angelicais, os que são isentos de falhas, mas os pacificadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário